
Com a chegada de novas tecnologias e a possibilidade de novas discussões e alternativas para os mais diversos âmbitos, não seria diferente com o sistema de energia – ficou para trás a história de que toda a energia elétrica vem de hidroelétricas e termoelétricas.
Somos um país privilegiado, geograficamente, e o Brasil recebe incidência de sol o ano inteiro, de forma intensa, o que torna a energia solar perfeita para ser difundida por aqui. Ainda existem muitas informações a serem divulgadas, e novas tecnologias para serem exploradas.
Foi por esse motivo que trouxemos 6 motivos para você investir na energia solar. Confira quais são suas vantagens:
1. Sistema resistente e durável
Não é à toa que o sistema de energia solar está se popularizando tanto. Antigamente, quando essa tecnologia ainda era muito recente, o custo de investimento pelo retorno era apenas da metade do tempo. Hoje, esse período dobrou, e o custo-benefício é muito maior.
Como dito acima, o tempo de recuperação do investimento em um sistema fotovoltaico é de aproximadamente 5 anos. No entanto, a duração desse sistema chega a 25 anos! São 25 anos que você utilizará energia solar sem ter que pagar taxas de uso da energia elétrica.
Sem falar que o alcance desse sistema é grande e flexível, podendo ser aplicado em uma rede de propriedades sem desgastar. Sua resistência é maior que a do sistema convencional que utilizamos, por exemplo, então as necessidades de troca de peças ou componentes são muitos raras. Todas essas características são convertidas em vantagens econômicas para o seu bolso, tanto a médio quanto a longo prazo.
Como esse sistema dura muito tempo, os benefícios como a valorização do imóvel, por exemplo, também são aumentados.
2. Fácil manutenção
Além do sistema de energia solar ter alta durabilidade e resistência, ele ainda é de fácil manutenção quando necessário. As placas fotovoltaicas utilizadas para a conversão de energia não dependem de motores ou circuitos muito elaborados, de modo que a manutenção depende quase exclusivamente da limpeza dessas placas, para garantir que elas estejam funcionamento perfeitamente.
Mesmo assim, a chuva se encarrega da maior parte do serviço, retirando as sujeiras maiores, como folhas, e poeira, que, acumulada, pode causar mau funcionamento das placas. É recomendado uma verificação de 6 em 6 meses, mas o sistema fotovoltaico possui um monitoramento onde você mesmo pode ver se há algo de diferente na geração, feito rapidamente e com baixo custo de serviço.
Ao contrário do sistema convencional, que depende de toda uma equipe mobilizada, carros especiais, equipamento de segurança e desligar o fornecimento de energia de toda a rua por tempo inconveniente, a manutenção do sistema solar leva apenas alguns minutos e pode ser feita por um único profissional habilitado.
3. Facilidade no financiamento
O que, antes, era considerada uma tecnologia distante, hoje já é realidade para todos, e comprar seu próprio sistema fotovoltaico para geração de energia solar se tornou totalmente viável. As dificuldades ficaram no passado! Além do sistema de energia solar fotovoltaica ter baixado seu preço consideravelmente nos últimos anos, existe também a facilidade de financiamento para adquirir seu próprio sistema.
Muitas instituições bancárias realizam parcerias e oferecem programas de financiamento para a compra do sistema de energia solar para sua residência, empresa ou propriedade. Alguns oferecem até 100% do financiamento, com diversos prazos de pagamento que se adéquam a cada cliente.
Essa facilidade vem crescendo ao longo dos anos, e, hoje, já é uma realidade acessível e todos que querem adquirir energia solar fotovoltaica.